Você pode enviar conteúdos sobre ações de enfrentamento às consequências da pandemia na sua região através de um simples formulário aqui no site www.apoiomutuo.com.br.

Neste momento, centenas de singularidades, grupos, coletivos e organizações libertárias estão atuando para fortalecer a autonomia das pessoas e estendendo os braços para somar em ações de apoio mútuo em favor de quem é atingido mais diretamente pela pandemia: a população negra, periférica e precarizada.

Apoio Mútuo é uma ferramenta para agregar iniciativas e informações sobre a pandemia, e também é uma rede para compartilhar tutoriais, guias e conhecimentos úteis para compas que estão em atividade ou buscam fortalecer quem está em movimento.

Através do formulário Enviar Conteúdo é possível enviar muitas coisas: dados de arrecadação de fundos (Vaquinhas) de comunidades e coletivos; tradução de conteúdos sobre o Covid-19 que possam ser adaptados para o contexto do Brasil; tutoriais para aplicativos de comunicação; dicas de cuidados com saúde, segurança digital, moradia, alimentação, mobilizações pela garantia de direitos e reivindicações comunitárias.

Este é um espaço aberto para monas, minas e manos que fazem o enfrentamento social e atuam na autodeterminação dos povos.


Antes de começar

Sua segurança e anonimato são importantes para a existência e continuidade de nossas atividades; por isso, considere fortemente utilizar um navegador comprometido com esses princípios. Recomendamos que você utilize o navegador Tor Browser ou esteja utilizando a proteção de algum serviço de rede privada como o Riseup VPN. Não leva muito tempo para baixar e são fáceis de instalar e usar.

Mas também sabemos que isso não é possível em todos os contextos.

Tor Browser, disponível em https://www.torproject.org/pt-BR/download/

Passo a passo: como enviar conteúdo

1 – Acessar o link
http://apoiomutuo.com.br/enviar-conteudo


2 – Observar os itens básicos:

  • Verificar se o conteúdo é verdadeiro;
  • Ter ao menos uma imagem para ilustrar o conteúdo;
  • Lembrar de proteger a identidade das pessoas se for utilizar uma foto;
  • O conteúdo não deve estar vinculado a marcas, governos, entidades religiosas ou partidos políticos, pois entendemos que estes já possuem espaços e orçamentos próprios para divulgar seus conteúdos.

3 – Preencher o formulário

  • Seu nome (não é obrigatório, pode inserir qualquer coisa ou deixar em branco; mas, se quiser, pode colocar seu apelido);
  • Seu e-mail (não é obrigatório);
  • Título da postagem (é um campo obrigatório no qual você vai escrever o que é mais importante, por exemplo: Apoie a vaquinha do movimento tal);
  • Preencha a resposta 1+1= (Essa é uma verificação antispam, precisamos evitar que robôs malignos sobrecarreguem nosso site);
  • No botão adicionar mídia, você pode inserir quantas fotos achar necessário;
  • Carregar uma imagem (inserir a imagem mais importante do seu conteúdo); para mais imagens, utilize o link “Adicione outra imagem”.

4 – Enviar

Após enviar sua mensagem, as pessoas que editam o Apoio Mutuo poderão verificar as informações, ajustar os formatos e publicar.

Todas as informações enviadas por vocês receberão nossos cuidados. Só pedimos um pouquinho de paciência porque este site é uma atividade voluntária de compas. Mas acredite, será feito o mais breve possível.


5 – Valeu!

Compartilhar conteúdo é apoiar e fortalecer a mensagem de autonomia e autodeterminação. É hora de somarmos em todas as formas de ação.